O Projeto

 

    Muitas vezes filmes e séries de TV, quando lidam com fatores científicos, acabam passando informações errôneas ao público, que costuma assumi-las como verdadeiras. De um lado estão os criadores dessas mídias, cuja prioridade é produzir histórias que atraiam o maior público possível. Do outro, as pessoas em busca de entretenimento, que não costumam se preocupar com a validade dos fatos apresentados.

    Dessa forma, a imaginação dos artistas também pode trabalhar a favor da ciência. Algumas vezes pode levar a um avanço científico. Além disso, é possível que quase ninguém soubesse o que são fósseis e o que fazem os paleontólogos, se não fossem pelos filmes sobre os dinossauros dos anos 90. Muitas produções marcaram gerações e influenciaram pessoas, despertando o interesse pelos seres que habitaram o planeta no passado.

    A questão aqui não é julgar a falta de preocupação dos produtores com o que é cientificamente correto, mas procurar ensinar o certo a partir do que está feito. Por que não ensinar ciência a partir dos erros aproveitando o sucesso de audiência dessas produções?

    A idéia de ensinar ciência a partir dos erros apresentados em filmes não é nova. Muitos materiais sobre os absurdos da física no cinema são amplamente divulgados, sobretudo na internet. Porém, quando se fala em geociências o conhecimento fica muito restrito aos especialistas da área. Portanto, o projeto se propõe a auxiliar através do site, educadores no ensino e alunos no aprendizado da paleontologia, ciência que faz muito sucesso entre o público.

    Sua utilização deve proporcionar ao professor um repertório para trabalhar com os seus alunos da maneira como achar conveniente. Serve também para os interessados na área da paleontologia e amantes dos filmes e séries de TV


© 2009 Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo
GSA0218-10 | Paleontologia para Licenciatura